Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clube Autoluiz

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Bosch ME17.0.1 ou ME17.8.5

Posts Recomendados

Postado

🔹 [01] Transistor de Controle de Bobina – Cilindros 1 e 4

Este componente é responsável pelo chaveamento dos pulsos de ignição nos cilindros 1 e 4.
Quando há falha de centelha nesses cilindros, este é o primeiro ponto a ser testado, utilizando o osciloscópio para verificar a integridade do sinal vindo do processador.

🔹 [02] Transistor de Controle de Bobina – Cilindros 2 e 3

Mesma função que o item anterior, porém atuando nos cilindros 2 e 3.
Muito comum apresentar curto por sobrecarga ou falha de bobina no veículo, levando o módulo à perda parcial de ignição.

🔹 [03] Transistor da Partida a Frio

Responsável por acionar o bico de partida a frio nos motores Flex, especialmente em baixas temperaturas.
Se o sistema de partida a frio não atua, verificar esse transistor junto ao relé de partida no chicote.

🔹 [04] CI 40049 – Driver Principal de Atuadores

Este circuito integrado com múltiplas saídas controla:

• Injetores 1 ao 4

• Relé principal

• Relé do ar-condicionado
    Falhas comuns incluem ausência de pulso de injetor e queima parcial das saídas por sobrecorrente ou trilha rompida.

🔹 [05] Processador TriCore Infineon

O cérebro da ECU. Responsável por todo o processamento lógico da injeção, ignição, sensores e atuadores.
Qualquer dano físico nesse componente é irreversível. Normalmente se comunica com memória flash interna e EEPROM.

🔹 [06] TLE6209 – Ponte H de Controle do Corpo de Borboleta

Esse driver controla diretamente o motor DC do corpo eletrônico.
É comum em falhas de aceleração, erro P2101/P2119, ou motor travado. Deve-se testar os pinos de feedback e resistência do motor.

🔹 [07] Transistores de Controle do Aquecedor das Sondas Lambda

Dois transistores independentes controlam os aquecedores das sondas pré e pós catalisador.
Falhas aqui geram os DTCs P0135 e P0141.
Curto nos aquecedores das sondas geralmente queima esses transistores.

🔹 [08] Circuito de Entrada de Alimentação – VBAT

Composto por capacitor e diodo, esse conjunto filtra e estabiliza a alimentação principal que chega à ECU.
Em veículos com baixa tensão ou picos de alternador, este setor costuma ser danificado, gerando ECU “morta”.

🔹 [09] Sensor de Pressão Atmosférica Interno

Elemento crucial para compensação de altitude e correção da mistura ar/combustível.
Localizado internamente na ECU, quando apresenta falhas gera códigos de mistura rica ou pobre em altas altitudes.

Postado
  • Autor

📊 TABELA RESUMO DE DRIVERS E FUNÇÕES

Componente

Função

01

Transistor 1/4

Ignição Cilindros 1 e 4

02

Transistor 2/3

Ignição Cilindros 2 e 3

03

Transistor Partida

Acionamento do sistema de partida a frio

04

CI 40049

Driver dos bicos 1–4, relé principal e A/C

05

Processador

Lógica e comunicação com memória e sensores

06

TLE6209

Driver do motor do corpo de borboleta

07

Transistores

Controle dos aquecedores das sondas pré e pós

08

VBAT Circuito

Entrada de alimentação principal – proteção e filtragem

09

Sensor Pressão

Compensação de altitude / ajuste de injeção

Postado
  • Autor

PERGUNTAS FREQUENTES DOS ALUNOS (FAQ)

1. Como sei se o problema está nos transistores de ignição ou no processador?
R: O ideal é medir o sinal lógico de controle no gate do transistor. Se houver sinal vindo do processador e ausência de acionamento no coletor, o defeito está no transistor.

2. Posso usar transistor universal para substituir os de ignição?
R: Somente se for compatível em tensão, corrente e tempo de chaveamento. O ideal é sempre usar um equivalente de linha automotiva.

3. A ECU ME17.0.3 precisa de adaptação após substituição?
R: Sim. Toda ME17 requer programação via scanner para pareamento com chave e imobilizador.

4. Posso simular o motor do corpo com lâmpada de teste?
R: Não. O motor do corpo é PWM bidirecional e exige corrente precisa. Uma carga resistiva como lâmpada pode danificar o driver.

5. É possível testar o sensor de pressão atmosférica interno?
R: Sim, com leitura via scanner. Verifique se o valor informado varia ao simular pressão com vácuo leve. Caso fique travado, o sensor está com defeito.

Postado

Hola Augusto podrias pasarme las fotos por gentileza para que podamos analisar del tablero y del modulo de injeccion.

Pois o modelo de ecu vai influenciar na minha resposta. Eu acredito que ela seja com 2 conectores da Visteon e nao da Marelli.

Mas a principio seria melhor deixar codificada com o painel de instrumentos. Mas enfim envie a foto que iremos identificar o modelo

Postado
  • Autor

Essa central é uma bosch me17. No caso podemos ter dois caminhos.

1 - voce colcoa a ecu no carro, entra com o rather por exemplo, ou qualquer ooutro programador, e apresenta no minimo 02 transponders, podendo ser inclusive usados. Essa codificação entre painel e ecu ira fazer automaticamente na programação das chaves.

2 - podemos fazer um immo off no arquivo do processador, voce pode ler por exemplo com ktag china, e usar o editec para fazer o immo off. Depois voce tera que fazer um aterramento direto no rele do motor de partida.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.