Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Postado

🧠 INTRODUÇÃO AO SISTEMA EDC7UC31

Esta ECU da Bosch é versátil e robusta, usada em diversos veículos com motor MWM Euro V. Seu diferencial está na proteção da linha de alimentação, com capacitores e diodos reforçados. Por outro lado, o processador BGA é sensível e sujeito à perda de software.

🔍 É comum apresentar falhas nos drivers dos atuadores, principalmente:

  • Válvula reguladora de pressão (MPROP)

  • Atuador da turbina de geometria variável

Para reparo, recomenda-se:

  • Leitura via BDM in-circuit

  • Regravação completa quando houver troca entre veículos diferentes

  • Teste e substituição de drivers com falha

image.png

🔩 MAPEAMENTO DOS COMPONENTES – FRENTE

Componente

Função

01

Transistor 1

Válvula de freio motor 1

02

Transistor 2

Válvula de freio motor 2

03

CI 30620

Pré-regulador 24V → 7V

04

CI 30572

Controle CAN, luzes espia e comunicação com painel

05

CI 40411

Regulador de tensão (5V e 3.3V)

06

Capacitores Tântalo

Filtragem das fontes 5V e 3.3V

07

CI 3061249

Codificador CAN (VOLVO VM)

08

Sensor Pressão Atm.

Sensor embarcado na placa

09

A/D externo

Conversor analógico para rotação e fase

10

Transistor/Diodo

Pulso positivo injetores 1, 2 e 3

11

Transistor/Diodo

Pulso positivo injetores 4, 5 e 6

12 a 17

BUK9226

Controle negativo dos injetores 1 a 6

18

CI 30536

Driver PWM da MPROP

19 e 20

CI L9856

Pré-driver dos injetores 1–3 (19) e 4–6 (20)




image.png

🔁 MAPEAMENTO DOS COMPONENTES – VERSO

Inclui:

  • Processador (BGA)

  • Memórias flash

  • Reguladores

  • Multidrivers e seções lógicas

Postado
  • Autor

🔬 CIRCUITOS E MAPEAMENTOS

🔹 Sensor de Temperatura da Água

  • Pino 15 do conector de 36 vias

  • Passa por banco de resistores 5V

  • Vai direto ao processador

🔹 Sensor de Temperatura do Ar

  • Pino 36 do conector de 36 vias

  • Passa por resistores e vai ao processador

🔹 Sensor de Pressão do Turbo

  • Pino 34 do conector de 36 vias

  • Passa por resistores e capacitor

  • Vai ao processador

Postado
  • Autor

🔹 Sensor de Pressão do Rail

  • Pino 14 do conector de 36 vias

  • Percurso semelhante ao do turbo

🔹 Sensor de Pressão do Óleo

  • Pino 27 do conector de 36 vias

  • Resistores + capacitor + entrada no processador

🔹 Sensor de Fase

  • Pino 9 do conector de 36 vias

  • Segue para o A/D externo após resistores

🔹 Sensor de Rotação

  • Pino 23 do conector de 36 vias

  • Também segue para o A/D externo

Postado
  • Autor

🔹 Válvula Reguladora de Pressão (MPROP)

  • Pino 10 do conector de 16 vias

  • CI de controle: 30536

  • Acompanha diodo e shunt resistor para proteção

🔹 Pulso Positivo dos Injetores

  • Pinos 4, 5 e 11 do conector de 16 vias

  • Diodo Tripolar: F20UP200DN

  • Transistor: BUK9640

  • Pré-driver: L9852

Postado
  • Autor

🧭 TABELA RESUMO DE COMPONENTES E FUNÇÕES

Função

CI ou Transistor

Observação

Regulador 5V/3.3V

40411

Fonte principal da ECU

Pré-regulador 24V→7V

30620

Prévio à fonte

CAN/Painel

30572

Comunicação CAN e painel

Injetores Negativo

BUK9226

6 unidades

Injetores Positivo

BUK9640 / Diodo F20UP200DN

Em pares (1-3 e 4-6)

PWM MPROP

30536

Acionamento de pressão

Sensor MAP na ECU

Integrado

Sensor embarcado

A/D externo

(não especificado)

Conversão para fase e rotação

Codificador CAN (Volvo)

3061249

Presente somente em alguns modelos

Pré-drivers

L9856

Unidades 1–3 e 4–6 separadas

Postado
  • Autor

💡 DICAS DE DIAGNÓSTICO E SOLUÇÕES

  • Sem pulso de injetor? Testar o BUK e o diodo tripolar. Verificar alimentação positiva e negativa.

  • Sem controle da MPROP? Testar o CI 30536 e o shunt.

  • Problemas de leitura de pressão? Verificar resistores e capacitores nas trilhas de 5V.

  • Falha no painel (sem comunicação CAN)? Verificar CI 30572.

  • Queima recorrente de injetores? Analisar trilha de aterramento e filtragem.


🧠 MAPA MENTAL SUGERIDO – SISTEMA EDC7 UC31

Uploading Attachment...

image.png

Postado
  • Autor

🧾 PERGUNTAS DOS ALUNOS

1. Essa ECU funciona com alimentação 12V?
R: Não. A EDC7 UC31 foi projetada para sistemas 24V, típicos de veículos pesados.

2. Posso adaptar essa ECU em outro motor MWM?
R: Sim, mas é necessário reprogramar completamente o arquivo via BDM e conferir sensores e chicote.

3. Por que queima tanto os drivers de injetores?
R: São acionamentos de alta corrente, e o menor defeito em bobina ou trilha pode queimar o BUK ou diodo.

4. O que fazer se a ECU perder comunicação?
R: Verificar CI 30572 e a integridade das trilhas do CAN-H e CAN-L. Verifique também o aterramento.

5. É possível fazer immo off nesta ECU?
R: Em alguns modelos sim, via BDM ou arquivos preparados. Porém, exige conhecimento avançado de estrutura de memória.

Postado
  • Autor

🔬 . Tabela de equivalência e substituição de CI’s

CI Original

Função

Substituto Sugerido

Observação

30536

PWM MPROP

IR4427 / 30358

Pode exigir adaptação

BUK9226

Driver negativo injetor

BUK9640, IPD90N06S2

Cuidado com capacitância e corrente

40411

Regulador 5V

AMS1117-5.0 + 3.3

Necessário avaliar corrente

30572

CAN e painel

L9613 ou 82C250

Verificar pinagem CAN


🧠 4. Mapa de sinais e medições esperadas nos pinos da ECU

Sensor / Atuador

Pino na ECU

Sinal Esperado

Tipo

Temp. Água

15 (36 vias)

0.5V – 4.5V (variável)

Analógico

Fase

9

0 – 5V digital

Digital

Rotação

23

Senoidal ou hall

Analógico ou Digital

MPROP

10 (16 vias)

PWM de 12V ou 24V

PWM

Injetor 1–3 Pos.

4, 5, 11

24V chaveado

PWM

Injetor 1–3 Neg.

CI BUK9226

Pulso Negativo

PWM


💥 5. Lista de falhas mais comuns e causas prováveis

Falha

Sintoma

Possível Causa

P0251

Falha MPROP

CI 30536 queimado ou trilha rompida

P0201–P0206

Sem pulso de injetores

BUK9226 em curto, sem sinal do L9856

ECU não liga

Sem resposta CAN

CI 30572 ou ausência de 5V

P0191

Pressão Rail incoerente

Sensor ruim ou capacitor/resistor no circuito de entrada

P0340

Sensor de fase

Sinal A/D ausente, problema no conversor A/D externo

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder