Postado 6 de Agosto6 de Agosto 🧠 INTRODUÇÃO AO SISTEMA EDC7UC31Esta ECU da Bosch é versátil e robusta, usada em diversos veículos com motor MWM Euro V. Seu diferencial está na proteção da linha de alimentação, com capacitores e diodos reforçados. Por outro lado, o processador BGA é sensível e sujeito à perda de software.🔍 É comum apresentar falhas nos drivers dos atuadores, principalmente:Válvula reguladora de pressão (MPROP)Atuador da turbina de geometria variávelPara reparo, recomenda-se:Leitura via BDM in-circuitRegravação completa quando houver troca entre veículos diferentesTeste e substituição de drivers com falha🔩 MAPEAMENTO DOS COMPONENTES – FRENTENºComponenteFunção01Transistor 1Válvula de freio motor 102Transistor 2Válvula de freio motor 203CI 30620Pré-regulador 24V → 7V04CI 30572Controle CAN, luzes espia e comunicação com painel05CI 40411Regulador de tensão (5V e 3.3V)06Capacitores TântaloFiltragem das fontes 5V e 3.3V07CI 3061249Codificador CAN (VOLVO VM)08Sensor Pressão Atm.Sensor embarcado na placa09A/D externoConversor analógico para rotação e fase10Transistor/DiodoPulso positivo injetores 1, 2 e 311Transistor/DiodoPulso positivo injetores 4, 5 e 612 a 17BUK9226Controle negativo dos injetores 1 a 618CI 30536Driver PWM da MPROP19 e 20CI L9856Pré-driver dos injetores 1–3 (19) e 4–6 (20) 🔁 MAPEAMENTO DOS COMPONENTES – VERSOInclui:Processador (BGA)Memórias flashReguladoresMultidrivers e seções lógicas
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 🔬 CIRCUITOS E MAPEAMENTOS🔹 Sensor de Temperatura da ÁguaPino 15 do conector de 36 viasPassa por banco de resistores 5VVai direto ao processador🔹 Sensor de Temperatura do ArPino 36 do conector de 36 viasPassa por resistores e vai ao processador🔹 Sensor de Pressão do TurboPino 34 do conector de 36 viasPassa por resistores e capacitorVai ao processador
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 🔹 Sensor de Pressão do RailPino 14 do conector de 36 viasPercurso semelhante ao do turbo🔹 Sensor de Pressão do ÓleoPino 27 do conector de 36 viasResistores + capacitor + entrada no processador🔹 Sensor de FasePino 9 do conector de 36 viasSegue para o A/D externo após resistores🔹 Sensor de RotaçãoPino 23 do conector de 36 viasTambém segue para o A/D externo
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 🔹 Válvula Reguladora de Pressão (MPROP)Pino 10 do conector de 16 viasCI de controle: 30536Acompanha diodo e shunt resistor para proteção🔹 Pulso Positivo dos InjetoresPinos 4, 5 e 11 do conector de 16 viasDiodo Tripolar: F20UP200DNTransistor: BUK9640Pré-driver: L9852
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 🧭 TABELA RESUMO DE COMPONENTES E FUNÇÕESFunçãoCI ou TransistorObservaçãoRegulador 5V/3.3V40411Fonte principal da ECUPré-regulador 24V→7V30620Prévio à fonteCAN/Painel30572Comunicação CAN e painelInjetores NegativoBUK92266 unidadesInjetores PositivoBUK9640 / Diodo F20UP200DNEm pares (1-3 e 4-6)PWM MPROP30536Acionamento de pressãoSensor MAP na ECUIntegradoSensor embarcadoA/D externo(não especificado)Conversão para fase e rotaçãoCodificador CAN (Volvo)3061249Presente somente em alguns modelosPré-driversL9856Unidades 1–3 e 4–6 separadas
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 💡 DICAS DE DIAGNÓSTICO E SOLUÇÕESSem pulso de injetor? Testar o BUK e o diodo tripolar. Verificar alimentação positiva e negativa.Sem controle da MPROP? Testar o CI 30536 e o shunt.Problemas de leitura de pressão? Verificar resistores e capacitores nas trilhas de 5V.Falha no painel (sem comunicação CAN)? Verificar CI 30572.Queima recorrente de injetores? Analisar trilha de aterramento e filtragem.🧠 MAPA MENTAL SUGERIDO – SISTEMA EDC7 UC31Uploading Attachment...
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 🧾 PERGUNTAS DOS ALUNOS1. Essa ECU funciona com alimentação 12V?R: Não. A EDC7 UC31 foi projetada para sistemas 24V, típicos de veículos pesados.2. Posso adaptar essa ECU em outro motor MWM?R: Sim, mas é necessário reprogramar completamente o arquivo via BDM e conferir sensores e chicote.3. Por que queima tanto os drivers de injetores?R: São acionamentos de alta corrente, e o menor defeito em bobina ou trilha pode queimar o BUK ou diodo.4. O que fazer se a ECU perder comunicação?R: Verificar CI 30572 e a integridade das trilhas do CAN-H e CAN-L. Verifique também o aterramento.5. É possível fazer immo off nesta ECU?R: Em alguns modelos sim, via BDM ou arquivos preparados. Porém, exige conhecimento avançado de estrutura de memória.
Postado 6 de Agosto6 de Agosto Autor 🔬 . Tabela de equivalência e substituição de CI’sCI OriginalFunçãoSubstituto SugeridoObservação30536PWM MPROPIR4427 / 30358Pode exigir adaptaçãoBUK9226Driver negativo injetorBUK9640, IPD90N06S2Cuidado com capacitância e corrente40411Regulador 5VAMS1117-5.0 + 3.3Necessário avaliar corrente30572CAN e painelL9613 ou 82C250Verificar pinagem CAN🧠 4. Mapa de sinais e medições esperadas nos pinos da ECUSensor / AtuadorPino na ECUSinal EsperadoTipoTemp. Água15 (36 vias)0.5V – 4.5V (variável)AnalógicoFase90 – 5V digitalDigitalRotação23Senoidal ou hallAnalógico ou DigitalMPROP10 (16 vias)PWM de 12V ou 24VPWMInjetor 1–3 Pos.4, 5, 1124V chaveadoPWMInjetor 1–3 Neg.CI BUK9226Pulso NegativoPWM💥 5. Lista de falhas mais comuns e causas prováveisFalhaSintomaPossível CausaP0251Falha MPROPCI 30536 queimado ou trilha rompidaP0201–P0206Sem pulso de injetoresBUK9226 em curto, sem sinal do L9856ECU não ligaSem resposta CANCI 30572 ou ausência de 5VP0191Pressão Rail incoerenteSensor ruim ou capacitor/resistor no circuito de entradaP0340Sensor de faseSinal A/D ausente, problema no conversor A/D externo
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