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ROTEIRO TÉCNICO – BOSCH EDC17CV54

1️⃣ Introdução

No vídeo, apresente a ECU Bosch EDC17CV54, utilizada em aplicações diesel pesadas e veículos comerciais.
Explique que se trata de uma central de injeção Common Rail de última geração, equipada com processador Infineon Tricore, múltiplos drives para controle de injetores, sensores e atuadores, além de circuitos específicos para sistemas de Arla 32 e gerenciamento de emissões.


2️⃣ Face 1 – Placa Frontal

Componentes e Funções:

  1. Transformador – Responsável por isolar e transferir energia para circuitos de potência, principalmente do setor de injetores.

  2. Drive de controle dos injetores – Ativa os injetores eletrônicos, modulando a abertura e o tempo de injeção para cada cilindro.

  3. Diodo de proteção (cilindros 1, 2 e 3) – Protege o circuito contra picos de tensão reversa vindos dos injetores.

  4. Transistor de isolamento de alta tensão (cilindros 1 a 6) – Garante a separação elétrica e a comutação segura da alta tensão para os injetores.

  5. Resistor de detecção de injeção (cilindros 1, 2 e 3) – Faz a leitura do retorno de corrente para monitorar funcionamento do injetor.

  6. Circuito de retorno dos injetores (cilindros 1 a 6) – Canaliza e mede o retorno de combustível e pulsos elétricos.

  7. Resistor de detecção de injeção (cilindros 4, 5 e 6) – Mesmo princípio do item 5, mas para o segundo grupo de cilindros.

  8. Sensor de pressão atmosférica – Mede a pressão do ar ambiente para correção da injeção.

  9. Circuito de controle da linha K – Comunicação serial usada em diagnósticos.

  10. Circuito de sinal de velocidade – Recebe informações de sensores de rotação/velocidade.

  11. Diodo de proteção – Protege contra sobretensões gerais da placa.

Dica Visual no Vídeo:
Mostre o caminho da alimentação desde o conector até o drive dos injetores, passando pelos diodos de proteção e transformador.

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3️⃣ Face 2 – Placa Traseira

Componentes e Funções:

  1. Processador Infineon Tricore SAK-TC1767-256 – Unidade de processamento central da ECU; executa o software de gerenciamento do motor e sistemas auxiliares.

  2. Drive Regulador de Tensão Principal (Bosch 48023) – Gera as tensões reguladas para todo o sistema, alimentando processador e periféricos.

  3. Drive Regulador de Tensão Secundário (40111) – Fornece tensão para setores específicos, como sensores de precisão e circuitos de medição.

  4. Fonte de alimentação da unidade de medição – Mantém alimentação estável para sensores de pressão e temperatura.

  5. Drive do relé de aquecimento do tanque de Arla – Controla o aquecimento do tanque para manter o Arla em temperatura ideal.

  6. Drive do Relé Principal – Ativa a alimentação geral da ECU.

  7. Chip SMD Bosch 8905506095 – Circuito dedicado para controle de acionamentos de alta precisão.

  8. Drive de alimentação do motor da bomba de Arla – Gerencia a bomba de dosagem do Arla.

  9. C.I. de controle do sistema de Arla (40161) – Processa dados e comanda válvulas e bombas do sistema SCR.

  10. Transistores do sistema de ignição – Controlam sinais de alta corrente/alta tensão para ignição (em aplicações específicas).

  11. Conjunto de capacitores de Tântalo – Filtragem e estabilização das tensões internas.


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4️⃣ Defeitos Comuns

  • Queima de drives dos injetores por curto-circuito no chicote ou no próprio injetor.

  • Falha no regulador Bosch 48023 causando ausência total de alimentação.

  • Oxidação nos terminais do processador por infiltração de umidade.

  • Falha nos drivers de Arla impedindo o funcionamento do sistema SCR e gerando códigos de falha de emissões.


5️⃣ Dicas de Diagnóstico

  • Antes de substituir o drive, sempre medir resistência dos injetores.

  • Verificar alimentação e terra nos reguladores.

  • Testar comunicação na linha K e CAN antes de acusar processador.

  • Monitorar consumo de corrente do circuito de Arla para detectar sobrecarga.


6️⃣ Mapa Mental

[Centro: ECU Bosch EDC17CV54]

  • Alimentação: Reguladores Bosch 48023 e 40111 → Capacitores de Tântalo

  • Processamento: Infineon Tricore SAK-TC1767

  • Injeção: Drives, resistores e diodos de proteção para cilindros 1 a 6

  • Comunicação: Linha K, CAN, sensores atmosféricos e de velocidade

  • Sistema Arla: Bomba, aquecimento do tanque, controle de dosagem

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7️⃣ Tabela Resumo de Componentes

Componente

Função

Defeito Comum

Observação

1

Transformador

Isolamento e fornecimento de energia aos injetores

Curto interno

Testar continuidade

2

Drive Injetores

Acionamento direto dos injetores

Queima por sobrecorrente

Sempre testar injetor antes

3

Diodo Proteção

Protege contra picos reversos

Curto

Pode travar alimentação

4

Transistor Isolamento

Comutação de alta tensão

Quebra por sobrecarga

Trocar em conjunto

5

Resistor Detecção

Mede retorno de corrente

Alteração de valor

Afeta diagnóstico

8

Sensor Atmosférico

Mede pressão ambiente

Falha de leitura

Afeta mistura ar/combustível

9

Linha K

Comunicação OBD

Sem comunicação

Checar continuidade

10

Tricore TC1767

Processamento

Travamento total

Necessita regravação

11

Capacitores Tântalo

Filtragem

Secagem ou curto

Substituir por equivalentes

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